Hoje 03 de Agosto, é a data oficial do Dia do Capoeirista. Na minha concepção todo dia é dia do Capoeirista. Já fiz alguns questionamentos a respeito dessa data, mas dessa vez o enfoque é diferente.
E os desafios nunca cessam, as etapas vão se agrupando: Chamar a famosa estrelinha de aú, aprender a bater palma e cantar. Aprender a tocar instrumentos, pandeiro, atabaque, berimbau, agogô depois conseguir toca-los na roda com os demais instrumentos em conjunto. Prestar atenção no que está acontecendo dentro e fora da roda, responder o coro da música, jogar conforme o ritmo tocado preservando a integridade dos presentes, proteger as crianças, observar quem é mestre para não tirá-lo do jogo, saber quem foi Mestre Bimba, Mestre Pastinha, ter os primeiros alunos, ensinar os primeiros passos da ginga, sim aquela ginga que era toda atrapalhada e hoje já está firme e segura formando discípulos, uma gama de percepções fascinantes a serem desenvolvidas. Logo, você se vê envolvido de tal forma que se surpreende cantando uma música de capoeira a caminho do trabalho, não pode vê uma roda de capoeira que o coração acelera, a mão transpira e num piscar de olhos está beirando a roda, quiçá jogando e ainda sai falando “ eu vim só olhar e não resisti”.
Todo mundo tem um capoeirista dentro de si, “ eu fiz capoeira quando criança”, “adoro capoeira”, “ sempre tive vontade de fazer”, quem nunca ouviu ou já falou isso?
Ser Capoeirista, também é buscar fundamento, histórico ou com os mais antigos, é ter jogo de cintura pra lidar com as rasteiras preconceituosas e taxativas contra nossa cultura, nossa arte, nossa luta. Ser Capoeirista é não ter vergonha de dizer, SOU CAPOEIRISTA. Ser Capoeirista é descobrir quem você é, e ser você de propósito.
PARABÉNS A VOCÊ, QUE MANJA DOS PARANAUÊ!
massa Mutante!
ResponderExcluirmeia lua de que foi massa!
só quem sente conhece.
Mioju