sábado, 12 de julho de 2014

Sou Feliz, Sou Capoeira!



Sou feliz, sou Capoeirista! Gosto muito quando acontece o que aconteceu nesta manhã. Gosto quando vou a lugares e volto com encantamentos para minha coleção. Sim, coleciono encantamentos, acredita?! Eles estão por toda parte, mas escondidos em olhares, sorrisos, paixões, palavras, silêncios, expressões faciais e em sentimentos que as pessoas carregam com tanto cuidado.

As vezes você vai a eventos de capoeira e se impressiona com jogos excepcionais, hoje voltei em êxtase do aniversário de 25 anos de Capoeira do Mestre Huguinho, com as palavras de alguns mestres da Velha Guarda da Capoeira de Brasília:

Mestre Pombo de Ouro: “Tem gente que passa pela vida sem viver e pela capoeira só jogando pernas ”

Mestre Tabosa: “A Capoeira tem energia própria. Muita gente diz “eu levei a Capoeira pra Alemanha, pra Finlândia, pra Austrália...” NÃO! A Capoeira que levou estes elementos pra lá, pois a própria força dela fez com que a gente esteja agora ramificado pra lá, mas foi ela própria. Se a gente não tratar a Capoeira bem nós estamos ferrados dentro deste contexto”

Mestre Danadinho “Parece que hoje em dia é proibido dar rasteira. Quando acontece é capaz de acontecer uma guerra mundial. Antigamente nós torcíamos pra levar uma pra aplicar a saída dela”
“ Ao conversar com o primeiro mestre estrangeiro do grupo senzala, perguntei a ele:
 - Como você aprendeu português tão rápido? 
 -Cantando Mestre. 
- Mas como se você não sabia o que você estava dizendo... 
- Não conhecia as palavras, mas entendia a MANDINGA."

Estas foram algumas palavras que consegui absorver e me encantar. Tenho muita gratidão pela oportunidade de aprender mais uma gotinha desta imensidão chamada CAPOEIRA. Desfrutei também da presença de outros ídolos da Capoeira, como Mestre Adilson, não posso deixar de citar, tenho grande estima e admiração, sua presença, o modo como observa o contexto em si já é valioso, hoje fez uso de poucas palavras mas tem brilhantes ensinamentos de outrora em minha coleção.  Mestre Huguinho Parabéns pela sua trajetória e somos sortudos em tê-lo por perto, que esta caminhada seja ainda mais iluminada, o aniversário foi seu e o presente foi nosso. Obrigada!


terça-feira, 1 de julho de 2014

Quem é este fenômeno?



Ao ver este vídeo que se espalhou como viral na internet me veio a curiosidade de saber quem era o protagonista, de onde vinha tamanha destreza e bailado corporal?

 Caleb Buckley, um jovem Australiano iniciou capoeira em seu país aos sete anos de idade com o Mestre Edval Santos. Na adolescência teve contato com alguns mestres brasileiros, o que lhe despertou ainda mais a vontade de desbravar os liames da Capoeira. Passou uma temporada no Brasil, onde conheceu projetos sociais dos Mestres Alfredo e Boa Gente, onde a Capoeira era o carro chefe, introduzindo as crianças a uma vida alternativa longe de desemprego, da vida nas ruas e do crime.

Por meio destas vivências, Caleb levou o modelo para na Comunidade onde vivia em Melbourne, na Austrália. Criou seu próprio trabalho e o nomeou como PROJETO PAIXÃO. Via que a fraqueza da comunidade era a falta de oportunidade para os jovens, o que poderia acarretar uma falta de sentido e de esperança para o futuro. Lidava com jovens e adolescentes, acreditava que por ele ser um deles a aceitação de algo novo e positivo seria maior.  Cerca de seis anos depois, Caleb Buckley fez este vídeo recheado de beleza e encantamento após  treinamentos no Brasil, Estados Unidos, Índia e Tailândia.

Em janeiro deste ano o protagonista deste vídeo extraordinário morreu,  tirou a própria vida sofrendo de depressão. Cada cabeça é um universo, o mais importante é o legado que ele deixou.  Jovem, sonhador e realizador. Com apetite voraz para aprender. Exemplo de quem movido pela paixão, conseguiu explorar o melhor das artes que conheceu, da Capoeira inclusive, fazendo delas ferramenta para melhorar o mundo a sua volta.

“Meu objetivo na vida é ser capaz de usar a experiência que adquiri para compartilhar e inspirar as pessoas ao redor do mundo a seguir sua paixão e sonhos. Eu aprendi que você pode vir de origens humildes e transformar sua vida em qualquer coisa que você quer que seja, com muito trabalho duro, foco e disciplina - Eu sou um testemunho dessa verdade e eu quero ver nos outros a experiência, a alegria que é alcançável através de seguir seu coração e paixão. "
Palavras de Caleb Buckley (27/11/1991 – 12-01-2014) (Fonte:  http://migre.me/kcQoZ)