quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brasil e Brasileiros...

¹

       
    Há algum tempo venho buscando algum fundamento para entender o que desmotiva o Brasileiro de uma forma generalizada a não valorizar sua própria cultura. “Tudo que é de fora é melhor", "isto é melhor porque é importado”, esta é a idéia do brasileiro comum.
    Quantos artistas precisaram batalhar para demonstrar seu talento fora de seu País, tendo que alcançar fama do outro lado do mundo para seus compatriotas notar sua existência. Não é diferente na capoeira, mestres morrem e só assim são reconhecidos. No exterior é possível sobreviver ministrando aulas de capoeira, ensinando danças genuínamente brasileiras, há reconhecimento. Aqui no Brasil, não é impossível, mas basta olhar ao nosso redor que será possível notar o quão é difícil conseguir o reconhecimento de um bom profissional de capoeira.
    Hoje ao ler um texto conheci uma teoria criada pelo escritor Nelson Rodrigues denominada complexo de vira-lata e venho dividir com vocês. Esta teoria consiste justamente na valorização do que vem de fora, uma sensação de inferioridade, de nós mesmos nos subjugarmos como piores.  E quando somos intitulados pelos outros países “ O País do futebol ” – exemplo mais utilizado - aí sim, acreditamos que somos bons e passamos este conceito a diante.
    Acredito que a valorização da nossa cultura esteja contaminada com o referido complexo. Certo dia em uma telenovela mostrou a resistência contra o samba, no inicio deste mês vivenciei uma tentativa de impedir que uma roda de capoeira acontecesse em local público, em ambos os casos na ficção e na realidade, é gritante o desapreço do próprio brasileiro para com sua própria cultura.
    O Brasil deve acreditar em si, em seu potencial, defender sua bandeira. Ter fé em sua própria nação. Valorizar enquanto a cultura é nossa. Porque depois que nossa cultura morrer, assim como os mestres antigos de capoeira que aos poucos estão nos deixando, não adianta querer reverter o irreversível.  O bom é o que esta ao nosso alcance, é o poder, o talento e a alegria do brasileiro que não desiste nunca.

______________________________________


5 comentários:

  1. Concordo plenamente, tenho que ler com mais calma para um comentario mais detalhado!!!


    Axé Total!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de estar nesta roda no início do mês de maio onde tentaram vetar o acontecimento da roda. Para melhor informar a todos que estiverem lendo este blog, há um artigo na Constituição Federal de 1988, art. quinto, inciso XVI, onde fala que "todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independente de autorização, desde que não frustem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido o aviso prévio à autoridade competente. Portanto, capoeiristas que estiverem reunidos pacificamente com o intuito de promover a cultura Brasileira em locais públicos estão amparados pela Lei Maior. Caso seguranças ou pessoas responsáveis pelo zelo do local não souberem disso peçam pra entrar neste site e ler tal artigo. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm)
    Beto Lee Jones

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem! É preciso colocar o dedo na ferida mesmo!

    Infelizmente grande parte dos brasileiros sofre dessa patologia “VIRA-LATA”
    É muito engraçado ver brasileiros falando com propriedade sobre MOZART... E não conhecer Jackson do Pandeiro!!

    Fazendo uma analogia..
    COMO VOU CONHECER O VIZINHO SE NÃO CONHEÇO MEUS IRMÃOS???

    Pense nisso!!

    Javali – Abadá Capoeira DF

    ResponderExcluir
  4. Amiga,

    É um verdadeiro absurdo. Já nascemos com a idéia que, o que vem de fora é melhor do que o daqui, e não é só a cultura não, é tudo! Infelizmente.

    Devemos valorizar a cultura nacional, olhar para os talentosos aqui de dentro. E claro, ainda vivos, mas é como o ditado diz: "só dá valor quando perde".

    Amei o blog, amei o post, ameeeeeei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão sobre a cultura e sobre o Brasil e brasileiros. Brasileiros e a sua cultura só se vem e são valorizados quando são estrangeiros, ou seja, só são reconhecidos como bons quando estão lá fora. A cultura brasileira e o Brasil perdem muito por isso, pois quando vão valorizar algo que é NOSSO, ele já não é mais e sim de outros países. É IMPORTANTE VALORIZAR QUANDO ESTÁ AQUI PQ DEPOIS QUE PASSA NÃO TEM COMO VOLTAR ATRÁS!

    Ótima idéia essa do blog, Ray!! É bom dar uma sacudida nas pessoas de vez em quando. É de grão em grão que se muda a visão das pessoas e essa sua iniciativa e um grão que vai transformar muita gente de pouquinho em pouquinho, mas vai ser uma mudança verdadeira e positiva. Vc vai ver!! Eu acredito e confio em vc!!!

    PARABÉNS!!

    Beijoooos

    ResponderExcluir